Resiliência.

11/11/2012 20:51

Resiliência, mas afinal de contas o que significa essa palavra tão usada no mercado corporativo hoje?

Tem sua principal definição, sob o conceito da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Após a tensão cessar poderá ou não haver uma deformação residual causada pela histerese do material - como um elástico ou uma vara de salto em altura, que se verga até certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original dissipando a energia acumulada e lançando o atleta para o alto.

A Resiliência saiu do campo da física, da engenharia, da psicologia e veio adentrar o mundo administrativo, sendo utilizada brilhantemente. Dentro da vida profissional e pessoal é a habilidade de um indivíduo de sobreviver a um trauma, resistir aos problemas e ter visão positiva sabendo reconstruir sua vida diante das adversidades, do estresse, das restrições sociais.

" (...) um homem todos os dias ia até uma padaria para comprar seu café da manhã, e sempre era recebido com tratamento grosseiro e rude pelos atendentes, mas ele retribuía com um sorriso e agradecia imensamente os serviços prestados. Um dia um amigo presenciando a cena questionou o colega, perguntado como ele pode ser tão polido e amigável perante aquela situação. Prontamente o "professor" respondeu: Não quero que eles decidam o meu estado de espírito". Ricardo Piovan (2009).
Este é o centro da questão, não podemos permitir que pessoas ou fatos determinem o nosso estado emocional. Como conta o trecho acima, vemos claramente o poder que muitas vezes entregamos à outros, oferecendo a eles a decisão de como devemos nos sentir. Este poder é muito grande para ser dado as pessoas, e a única forma de mudar este comportamento é exercitá-lo ao inverso, mantendo este poder para sí e não permitindo perder seu controle emocional.
Precisamos compreender também que as pressões e problemas pessoais nos desenvolvem, tornando-nos pessoas com mais recursos e experiência para suportar novos desafios ainda mais complexos. No tempo dos nossos pais não havia tanta concorrência como enfrentamos hoje, portanto aquela época não exigia que eles buscassem o constante desenvolvimento pessoal e profissional, hoje a história é completamente diferente, precisamos ler constantemente e participarmos de palestras e treinamentos para nos tornarmos pessoas melhores e com mais recursos.
Ser resiliente, portanto, é ter o controle emocional perante as adversidades, não permitindo que os acontecimentos e até mesmo as pessoas ditem o seu estado de humor. Ser resiliente é superar as dificuldades e fazer delas o combustível para nos tornamos melhores.

De acordo com o conceito de Piovan, a resiliência é a habilidade que se faz tão necessária nos conturbados tempos atuais. Abaixo estão cinco princípios que o ilustram o comportamento resiliente:

O problema não é o problema, o problema é a atitude em relação ao problema; Compreender a natureza humana e buscar o contato com seu Eu Superior; Persistir lutando para superar as adversidades, pois a persistência é o caminho do êxito; Encarar o problema, tomar as decisões necessárias e investir energia para solucioná-lo;Entender que dificuldades nos tiram da zona de conforto e proporcionam crescimento;

A par desses princípios vamos buscar enxergar os obstáculos de uma ótica diferente, abraçar as oportunidades resultantes da superação deles, mostrar que qualquer tipo de dificuldade jamais será maior do que nossa competência e vontade de vencer.

 

Edilaide de Sá.