Como Reagir aos conflitos.

11/11/2012 20:45

Passamos por vários conflitos de relacionamentos em todas as áreas de nossas vidas, e no ambiente corporativo não seria diferente. Afinal é em nosso local de trabalho que ficamos a maior parte de nosso tempo, com pessoas diferentes umas das outras tanto no modo de agir, pensar e se expressar, por motivos culturais ou morais, com isso acabamos nos identificando mais com umas e menos com outras.

 

No cenário em que vivemos hoje o stress acaba sendo o companheiro de muitas pessoas, e por este motivo é normal o acirramento de ânimos, o aumento de competitividade e o sentimento de "salvar a própria pele", que aos poucos começa a aparecer.

Mas se analisarmos as situações do cotidiano podemos refletir em como reagir aos conflitos? Esta é uma pergunta que realmente nos faz pensar, pois as diferenças de ideias podem aparecer a todo o momento, e a resolução da questão está ligada em como você reagirá, pois uma palavra dita na hora errada pode causar vários problemas. Pensemos em dois casos diferentes, se o problema acontecer com um colega de trabalho cujo nível hierárquico é o mesmo, sua reação seria a mesma se isso acontecesse entre você e seu chefe? Primeiramente devemos ter em mente que o conflito não é um mau em si, ele gera um debate de ideias e pode levar a um aperfeiçoamento de processos. Enfim tudo pode ser resolvido da melhor forma possível, e todos poderão sair satisfeitos. Mas e quando há interesses pessoais, aquele que envolve o seu "EU", suas metas e seus objetivos? Nesse momento é chegada a hora de utilizar uma ferramenta muito importante que é chamada de "Inteligência Emocional".

Aqui vão três dicas que podem ajudá-lo nesta questão:

Peça e aceite opiniões, mostre que você se importa com as ideias de seus colegas. Humildade muitas vezes é tachada como uma atitude errada, muitos pensam que está relacionado a um sentimento de inferioridade, pelo contrário, é uma virtude, pois permite que você aprenda com as ideias e experiências dos outros.

Baixe a guarda, tente abstrair-se das diferenças pessoais dos indivíduos que estão envolvidos na mesma situação que você, procure entender o porquê existem as divergências de pensamentos, pode ser que ao analisar encontre coerência nas objeções dele.

Valorize o trabalho de seus colegas. Reconhecer as qualidades do outro ajuda muito em um relacionamento. Elogie, dê os devidos créditos a quem merece isso aumenta a confiança mútua e promove a união. Muitos não conseguem dar nomes as pessoas quando as coisas dão certo, sempre dizemos ao chefe "Nós conseguimos resolver...", dificilmente dizem "Fulano encontrou uma solução para o problema...".

Agindo assim ganhará a admiração e o respeito de seus colegas de trabalho, pela honestidade e reconhecimento, assim os conflitos deixarão de ser vistos como um bicho de sete cabeças e passarão a serem momentos onde as arestas deverão ser aparadas para que o resultado final traga satisfação para ambas às partes.

 

Consultora Tamara Assunção.